Treinamento Funcional

O que é a modalidade?

São treinos que envolvem grandes grupos musculares e movimentos que você utiliza no seu dia a dia, como agachar, pular, puxar, subir escadas, ou algum movimento especifico para alguma modalidade como corrida, ciclismo, natação. A preparação do treinamento funcional é bem individualizada e periodizada para cada aluno com diversos objetivos. 

Aqui na academia Mobi Dick, o Treinamento Funcional é feito em uma sala ampla, climatizada e preparada com equipamentos e acessórios especiais para a atividade do Treinamento Funcional.

Nosso método o Mobi Funcional é um sistema de Treinamento Funcional inovador que tem por objetivo trabalhar a técnica, intensidade, frequência e objetivo de cada aluno. Explorando todas as suas capacidades físicas, como: força, resistência muscular, flexibilidade, etc. Dentro da metodologia os treinos são elaborados para diversos objetivos tanto para o ganho de massa muscular quanto para melhora da capacidade cardiorrespiratória através dos treinos aeróbios. Explora todas as suas capacidades físicas, como: força, resistência muscular, flexibilidade.  Os treinos são dinâmicos e dificilmente se repetem, pois existem muitas variações de exercícios que são propostos para os treinos.

Através da prática do Treinamento Funcional, seu corpo vai ganhar muita disposição e agilidade nos movimentos e você se sentirá mais preparado para cumprir suas atividades diárias e melhorará sua performance no seu esporte favorito.

Os treinos são de níveis iniciante, intermediário e avançado.

Público Alvo:

  • Criança e Adolescente
  • Adultos 
  • Idosos
  • Atletas
  • Pessoas com deficiência física
  • Gestantes

Quais são os benefícios da modalidade?

Com o método da Mobi Dick você pode conquistar:

  • Condicionamento físico
  • Fortalecimento muscular
  • Ganho de massa muscular
  • Emagrecimento
  • Melhora da qualidade de vida
  • Consciência corporal 
  • Melhoria da postura geral
  • Melhoria do equilíbrio muscular (simetria)
  • Melhoria da eficiência dos movimentos
  • Aumento da estabilidade da região core (saúde da coluna vertebral)
  • Melhoria do equilíbrio estático e dinâmico
  • Aumento de força muscular
  • Melhoria das estruturas afetadas por lesão
  • Aumento da potência muscular
  • Condicionamento físico para uma modalidade específica tais como triathlon, jiu jitsu, corrida de rua, ciclismo, caminhar, natação, entre outras.

Treinamento Funcional ajuda no emagrecimento?

O treinamento funcional promove grande gasto calórico por serem aulas dinâmicas de grande movimentação corporal, vários grupos musculares são trabalhados em conjunto. Sendo assim, o treinamento funcional emagrece sim. As sessões de treino são elaboradas previamente e com a combinação dos exercícios escolhidos fica muito fácil gastar as calorias necessárias para emagrecer. Mas como toda atividade, o emagrecimento não depende apenas do treinamento. É preciso também ter uma disciplina na alimentação e pensar no pré e pós treino. Não existe fórmula milagrosa, a disciplina e o conjunto alimentação/exercício é fundamental.

Dicas especiais para alunos que estão em Treinamento Funcional

  • Lembrar que antes de se submeter a qualquer atividade física, no caso o treinamento funcional, consulte um médico e informe a seu professor qualquer restrição ou problema de saúde que existir e que possa ser agravado com a prática.
  • Pensar nos músculos como ferramentas e não como troféus. O treino não deve se restringir a puxar e empurrar. Ir além disso: deve levantar, rodar, saltar e correr, fazendo com que o corpo torne mais inteligente e funcional.
  • Fortalecer o Core (região lombo – pélvica e dos quadris), porque é nessa região que o corpo gera estabilidade e produz força.
  • Treinar mais na posição em pé que sentado ou deitado. Quando o movimento parte do chão e se está em pé, as forças produzidas envolvem o corpo todo, da mesma forma pela qual ele é exigido na vida real.
  • O programa de treino deve ser global: força, equilíbrio, velocidade, resistência, agilidade, potência, mobilidade e flexibilidade são qualidades físicas que sempre devem ser estimuladas.
  • Tornar o corpo mais equilibrado entre os lados direto e esquerdo, as cadeias anterior e posterior, as extremidades superior e inferior tem um impacto positivo sobre os objetivos.
  • Respeitar seus limites, mas aceitar desafios. Usar cada sessão de treino para conhecer seus limites e vencê-los, sendo um atleta de alto nível ou alguém que está iniciando um programa de condicionamento.
  • Um programa de condicionamento eficiente vai além do treino. Comer, dormir e recuperar-se com qualidade é fundamental.
  • Lembrar sempre que boas coisas levam tempo. Os melhores resultados não vêm fáceis, demandam tempo e esforço para serem alcançados.

Horário das Aulas

Terça e Quinta: tarde e noite

Duração das Aulas

1 hora

Grupo de Músculos

Praticamente todos os grupos musculares, pois trabalhamos de forma funcional, recrutanto o maior número de fibras e grupos musculares.

Queima de Calorias

Depende muito de cada aluno, mas, em média, o aluno queima, por aula, entre 750 a 900 calorias. Porém, o aluno continua queimando calorias até o corpo encontrar o ponto de equilíbrio novamente.

Idade Mínima Máxima

14 anos – sem limite máximo de idade. O Treinamento Funcional pode ser realizado por qualquer pessoa, inclusive crianças e idosos, com a perspectiva de ótimos resultados que costumam aparecer normalmente em 30 dias.