A introdução à natação é um momento muito especial e importante na vida de uma criança, e dos pais. Uma pergunta extremamente relevante que muitos pais fazem antes de procurar uma instituição especializada é: “O meu bebê pode fazer natação?”  

Existem diversas questões a serem analisadas pela família antes de efetuar a matrícula do bebê nas aulas de natação, e grande parte vem das preocupações com a segurança e o bem estar do pequeno durante as práticas. 

Para os profissionais da saúde e do esporte envolvidos neste processo de aprendizado não é diferente, e o consenso geral é que sim, o bebê pode fazer natação e deve ser introduzido ao esporte o quão antes possível, embora o momento ideal para isso possa variar. 

Nós decidimos, então, nos aprofundar em alguns tópicos que irão te ajudar a decidir qual o melhor momento para dar início à prática com o seu bebê garantindo que a experiência seja segura e agradável para todos.

Bebê pode fazer natação? Entenda se sim e a partir de quando

Benefícios

A partir do momento no qual é decidido que o bebê pode fazer natação e a família inicia a prática, existem benefícios que são mais visíveis do que outros, porém não mais importantes. 

Por exemplo, a natação ajuda amplamente a desenvolver a coordenação motora e o equilíbrio, pois a água fornece um ambiente único que exige que os bebês utilizem músculos diferentes do que estão acostumados em terra firme.  

O seu bebê pode fazer natação “deitado” e com apoio, e mesmo assim estará utilizando todos os músculos do corpo, incluindo aqueles que são responsáveis pelo controle e sustentação das pernas, fortalecendo-os para facilitar os primeiros passos. 

Como a água exerce certa pressão no corpinho do bebê, seus sentidos são estimulados através do uso do tato, da visão e da audição para se localizar no ambiente, o que auxilia no desenvolvimento da coordenação motora global futuramente. 

A prática desportiva dentro da água também estimula o sistema vestibular do bebê, que é responsável pelo controle do equilíbrio e orientação espacial. Ao se movimentar em um ambiente tridimensional, futuramente ele terá facilidade para compreender o ambiente à volta e se localizar. 

Como a nossa prática aqui na MobiDick é realizada com a supervisão de profissionais altamente qualificados e de acordo com a idade e capacidade do bebê, elas são uma excelente maneira de estimular a confiança na água desde cedo. 

O bebê pode fazer natação para além dos benefícios físicos, já que há considerável impacto no desenvolvimento cognitivo e emocional dos bebês. Ao incentivar a interação social e a exploração de um novo ambiente, a formação de novas conexões neurais ocorre naturalmente durante todo o processo. 

 

Quando começar?

A idade exata que o bebê pode fazer natação pode variar de família para família, e de criança para criança, incluindo questões de saúde e de desenvolvimento individuais de cada bebê, e o mais recomendado é sempre seguir as recomendações do pediatra. 

Ainda assim, vários especialistas concordam que a natação pode ser introduzida de forma segura a partir dos seis meses de idade, quando o sistema imunológico do bebê já está melhor composto e a criança já possui algum controle sobre a cabeça e o pescoço. 

Além disso, a maioria das vacinas já foi administrada nessa idade, o que reduz notadamente o risco de infecções. 

Bebê pode fazer natação? Entenda se sim e a partir de quando

Dicas para uma experiência segura e agradável

Ao introduzir a natação na vida do seu bebê, existem algumas considerações importantes para garantir que a experiência seja segura e agradável. Por exemplo, é fundamental que a temperatura da água esteja sempre adequada, para que o pequeno, ou pequena, não sinta frio ou calor excessivo durante o exercício. 

É importante, também, escolher uma escola respeitada e que tenha instrutores experientes e treinados especificamente para ensinar crianças pequenas, onde o bebê pode fazer natação com os pais presentes durante as atividades. 

Existem, também, alguns materiais que podem ajudar os papais e mamães a se sentirem mais seguros quanto ao início da prática, como a escolha de equipamentos apropriados. Fraldas especiais para água e boias de segurança, que garantem proteção e conforto durante as aulas, são exemplos destes equipamentos. 

 

É importante garantir

É relevante lembrar que alguns bebês podem ter o sistema imunológico um pouco mais frágil, o que aumenta o risco de pegar doenças em piscinas públicas. Por esta razão, é fundamental escolher uma escola de natação que garanta medidas de higiene e limpeza rigorosas.
Além de escolher um local com uma piscina tratada por ozônio em vez de cloro, é particularmente importante considerar aulas de natação para bebês. O sistema de ozônio é conhecido por ser um dos desinfetantes mais eficazes disponíveis, eliminando quase todos os microrganismos presentes na água, o que é essencial para manter a saúde e segurança do bebê. Além disso, o ozônio não é agressivo para a pele e os olhos dos bebês, que são sensíveis e ainda em desenvolvimento, em comparação com o cloro. 

A água tratada com ozônio também tem menos probabilidade de causar reações alérgicas e não tem o cheiro forte associado às piscinas cloradas. Portanto, ao procurar um ambiente seguro e agradável para o seu bebê aprender a nadar, optar por uma instalação que utiliza um sistema de tratamento de água por ozônio pode ser uma escolha acertada.

Aqui na Mobi você pode conhecer as nossas piscinas que são tratadas com ozônio e tirar suas dúvidas pelo WhatsApp com a nossa equipe sem compromisso, ou agendar uma aula experimental, o que funciona melhor para você e sua família! 

Por mais que haja a certeza de que o bebê pode fazer natação, é essencial que os pais tomem as devidas precauções, como escolher uma escola de natação confiável e seguir as diretrizes de higiene corretas. 

Com as precauções certas e a orientação especializada, a natação é uma atividade excelente e segura para os bebês, mas somente a partir dos seis meses de idade! Com inúmeros benefícios para o seu desenvolvimento físico e emocional, as aulas de natação podem se tornar uma atividade divertida e gratificante para toda a família.

Aqui na Mobi nós oferecemos atendimento para toda a família, sempre levando em consideração as necessidades, limitações e gostos individuais de cada um, para garantir uma experiência excepcional, saudável e divertida! Nós estamos presentes nas redes sociais Facebook, Instagram e YouTube, venha nos conhecer!