O sonho de “cavalgar” sobre as ondas, sentindo a brisa do mar no rosto e a adrenalina correndo pelas veias, é algo que muitos nós compartilhamos, principalmente durante o verão! E nós preparamos um conteúdo exclusivo para que você aprenda a surfar mesmo morando longe da praia. 

Porquê? Mesmo o sonho sendo compartilhado por vários de nós, e a busca pelo esporte seja grande, nem todos nós temos a sorte de morar à beira mar. Então, o que acontece quando você mora longe da praia? Considerando que desistir antes de começar não é uma opção, você pode dar o primeiro passo é começar a aprender antes de entrar no mar.  

Pode soar distante e inovador a possibilidade de que alguém aprenda a surfar à distância, por assim dizer.  Porém, neste século de inovações e possibilidades infinitas, aprender a surfar, mesmo longe da praia, tornou-se uma realidade tangível. 

 

Simuladores de surf e piscinas de ondas

Nos últimos anos, a tecnologia de simuladores e piscinas de ondas evoluiu exponencialmente. Essas instalações, disponíveis em várias cidades pelo Brasil, criam ondas artificiais que imitam as ondas do oceano, permitindo que os surfistas pratiquem suas habilidades. 

As piscinas de ondas são especialmente benéficas para que você aprenda a surfar, pois oferecem um ambiente controlado para aprender as práticas básicas do esporte. Sem as correntes e imprevisibilidade do oceano, você pode focar na técnica e na postura, com o auxílio de um profissional.

 

Treinamento de equilíbrio e força

Para que você aprenda a surfar, é necessário entender que o surf envolve muito mais do que simplesmente se jogar no mar e tentar dominar as ondas; na verdade, é uma combinação de habilidades que demandam equilíbrio, força e técnica apurada. 

Mesmo que você viva longe da costa ou não tenha a chance de pegar ondas regularmente, não precisa se sentir excluído do universo do esporte aquático, nem impossibilitado de dar início. Existem vários equipamentos modernos e técnicas de treinamento específicas que simulam as condições do surf, permitindo que você treine e melhore esses aspectos cruciais do esporte sem nunca ter que molhar os pés. 

Pense nas pranchas de equilíbrio, por exemplo. Elas são mais do que simples equipamentos de treino; são ferramentas cuidadosamente projetadas para replicar a sensação e a instabilidade da prancha quando você está no mar, enfrentando ondas e correntes. 

Ao se dedicar a exercícios nestes equipamentos, você está não apenas fortalecendo os músculos que são vitais para que você aprenda a surfar, mas também aprimorando sua consciência corporal e capacidade de resposta, características essenciais para manter-se em pé na prancha e deslizar com confiança sobre as ondas no mar. 

A constante necessidade de ajustar e adaptar seu corpo nas pranchas e bolas de equilíbrio emula o que acontece quando você está surfando, preparando-o para os desafios reais que encontrará no oceano.

Aprenda a surfar mesmo longe da praia! 

Surf skate

O surf skate é uma forma revolucionária de skate que imita a sensação de surfar nas ondas. Com um design especial que permite movimentos fluidos semelhantes ao surf, é uma ferramenta incrível para aqueles que querem aprender a surfar ou simplesmente melhorar sua técnica. 

 

Aulas teóricas e simulações virtuais

Antes de entrar na água, entender a teoria por trás do surf é crucial. Isso inclui aprender sobre as diferentes pranchas, como as ondas são formadas, e as técnicas de remada e posicionamento. 

Vários programas e cursos oferecem simulações e aulas teóricas que lhe dão uma base sólida no esporte, que garante que você aprenda a surfar com base nas práticas adotadas por profissionais do esporte.

Por isso nós escolhemos o professor Luly Martins como nosso parceiro, que conta com mais de 20 anos de prática e um currículo incrível, que você confere aqui.   

 

Viagens de surf de curta duração

Se você vive longe da praia, mas ainda quer experimentar o oceano, considere planejar viagens de surf de curta duração para que você aprenda a surfar na prática, em um ambiente um pouco mais desafiador. 

Várias escolas de surf oferecem pacotes para iniciantes, que incluem alojamento, aulas e equipamento. Essas viagens são uma excelente maneira de mergulhar no mundo do surf, praticar tudo o que foi aprendido rapidamente e ainda desfrutar de férias divertidíssimas com os novos amigos e com a família.

Aprenda a surfar mesmo longe da praia! 

Comunidade e cultura do surf

Estar longe da praia não significa que você não possa mergulhar na cultura do surf. Junte-se a clubes de surf locais, assista a filmes e documentários sobre surf e conecte-se com outros entusiastas online. A comunidade do surf é acolhedora e inclusiva, e estar envolvido irá enriquecer sua experiência e paixão pelo esporte ainda mais. 

 

E na Mobi, como funciona? 

Para nós, o professor Luiz Fernando Martins (ou o Luly), preparou um método exclusivo de ensino, baseado em sua vasta experiência,  que conta com o acompanhamento do início ao fim para que você aprenda a surfar para a vida toda, sem pressão para competir, no seu ritmo e de acordo com seus objetivos.

Cada sessão dura em torno de 50 minutos, e queima de 600 a 700 calorias. Bastante, não? É muito divertido! 

Agora que você sabe que estar longe da costa não é mais uma barreira para aprender a surfar. Com as ferramentas e recursos certos, qualquer um pode começar sua jornada de surf, independentemente de sua proximidade com o oceano. 

Seja através de simuladores, treinamento de equilíbrio ou surf skate, há várias maneiras de se preparar para aquele momento emocionante de pegar sua primeira onda na praia. E quando esse momento chegar, todo o treinamento e preparação longe da praia terão valido a pena. 

Agora, vá em frente, e comece sua aventura de surf marcando a sua aula experimental aqui com a gente! Nós também estamos nas redes sociais (Instagram, YouTube e Facebook)