A natação é ideal para quem gosta de água, e também para aqueles que querem se adaptar ao meio aquático, deixando de ter o medo diante da piscina.
Na natação trabalhamos com a resistência da água. Além de praticar uma atividade física que permite exercitar o corpo, estamos aprendendo um esporte.
Quando conseguimos executar os 4 estilos, permitimos que vários músculos sejam trabalhados, podendo assim, em uma única aula trabalhar todo o corpo. A natação auxilia na formação dos músculos, porém tem um limite nesta hipertrofia. É uma hipertrofia mais equilibrada, anatômica, natural.
Diferente da natação, a musculação trabalha músculos específicos em cada treino. Na musculação há mais esforço, e é nesse estímulo que acontece a hipertrofia.
A natação, para quem já sabe nadar, é considerada aeróbica, com prioridade ao condicionamento e melhora da resposta cardiorrespiratória. Na musculação a resposta da hipertrofia acontece mais rápido, se comparada à natação.
O que acontece se eu conciliar as duas modalidades?
A natação melhora a musculatura do coração, assim, as séries da musculação que exigem força e travas respiratórias, ficarão mais fáceis de serem executadas.
Outro benefício será a recuperação mais rápida, pois a musculatura estará mais oxigenada. O aluno terá mais facilidade e menos cansaço.
A natação ajuda a recuperar a musculatura depois de um treino de musculação, e essa é uma forma de recuperação ativa onde usamos a baixa intensidade, proporcionando ao aluno uma recuperação da musculatura já para o dia seguinte.
Lembrando que na natação trabalhamos com a resistência da água, e quanto mais força de braços e pernas o aluno adquirir na musculação, melhor será seu desempenho.
O que devemos levar sempre em conta são os objetivos dos alunos, mas posso afirmar que conciliar as duas modalidades trará bons resultados.
Por: Profª Elisiane Beatriz B. Fiori
Academia Mobi Dick.