Criança ama água, sendo na piscina ou no mar!
Todos os anos, na Mobi Dick, temos a Semana da Sobrevivência Aquática.
O objetivo dessa semana de aulas especiais é vivenciar com as crianças exercícios de sobrevivência aquática como: boiar, deslocar-se de forma rudimentar usando material flutuante ou não, e também nadar com roupas para simular uma emergência onde a criança cai na água vestida, tornando ainda mais pesado os movimentos na água.
Além disso, o intuito das aulas é alertar os pais sobre a importância dos cuidados com os pequenos, próximos à piscina e ou mar, pois o afogamento está em segundo lugar na causa de mortes entre o 1 e 9 anos, em piscinas dentro de casa.
Durante as aulas mostramos para nossos alunos os pontos importantes da piscina, para que em caso de queda e ou acidente, elas consigam sobreviver.
Praticamos exercícios onde a criança aprende a boiar, agarrar-se, deslocar-se pela piscina e até mesmo como agir esperando a chegada de um adulto, para um pedido de socorro.
Ao final das aulas, sempre perguntamos às crianças se foi mais fácil ou mais difícil executar os exercícios com roupas, calçados e chinelos. Ensinamos que quando caímos na água temos que nos livrar rapidamente do que nos dificulta a sobrevivência, e que o calçado e as roupas irão dar mais resistência (peso na água).
Antes de ir para a casa, os pequenos têm alguns minutos de aula livre, para brincar com os objetos que eles trouxeram de casa (baldinhos, pranchas boias), e com os foram usados na aula de sobrevivência aquática também.
APRENDIZADOS E ALERTAS PARA OS PAIS
Para os pais e responsáveis a Semana de Sobrevivência é um período de conscientização. Deixamos a eles as seguintes lições:
– Supervisão constante: Nunca “tirar os olhos” dos seus filhos nas piscinas de casa ou no mar;
– Manter-se por perto: A distância segura é de um braço estendido;
– Sem atrativos perto da piscina: Ao sair de dentro da piscina, tirar todo material que chame a atenção da criança como bola, boia, etc;
– Não confie somente na boia de braço: Elas podem escapar e o corpo da criança pode virar para frente… esteja sempre por perto!
– Pranchas: Na praia, o uso da prancha facilita a ida para o fundo, e no momento da diversão é fácil se distrair e perder a noção da profundidade;
– Brincadeiras: Não correr ao redor da piscina, não empurrar para evitar que batam a cabeça, não dar caldo, cuidar com mergulhos em piscina rasa.
COLOQUE SEU FILHO NA NATAÇÃO
A natação é uma habilidade que seu filho precisa ter!
Ele precisa se sentir seguro ao entrar em uma piscina funda. A natação é um investimento para o futuro.
Por Profª Elisiane Beatriz B. Fiori.
Academia Mobi Dick.