Crossfit ou Treinamento Funcional: qual é melhor?

Não existe metodologia melhor ou pior. O crossfit e o treinamento funcional possuem metodologias próprias e trabalham com exercícios e direcionamentos diferentes. Em alguns casos eles se assemelham, porém, ainda assim, apresentam metodologias distintas em base e origem. 

+ Qual a diferença entre crossfit e treinamento funcional?
+ Crossfit e treinamento funcional têm os mesmos exercícios?
+ Treinameto funcional: como funciona?

Treinamento-funcional-crossfit

O crossfit é uma metodologia que surgiu mais recentemente entre os esportes. Ele se molda a partir de atividades já existentes, como o Power Lifting (levantamento de pesos de forma competitiva), a ginástica olímpica e os treinos de alta intensidade. Por isso, existe uma ênfase natural no trabalho dos elementos derivados dessas três modalidades.

O crossfit busca treinar o praticante de forma global, evitando treinos específicos de modalidades muito direcionadas. No entanto, sua grande limitação é a base de sempre trabalhar os treinamentos com alta intensidade, o que pode interferir com a limitação de alguns alunos, além de gerar lesões.

Já o treinamento funcional engloba todos os movimentos funcionais do corpo humano, que são executados no dia a dia de uma pessoa e, por esse motivo, é muito mais antigo. Hoje, no entanto, ele apresenta uma metodologia mais moderna e sólida, com elementos de várias modalidades, que tornam o treinamento funcional completo e versátil, podendo modular as intensidades do treino e trazer novos exercícios,  que não sejam somente do power lifting, treino de alta intensidade e ginástica olímpica.

A ideia de existir um “método de ouro” ou o “método dos métodos” talvez seja da natureza humana ou da sociedade moderna, que está constantemente buscando por simplificação. Porém, quando o assunto é crossfit e treinamento funcional, o que se deve levar em consideração são os objetivos de cada praticante, além de analisar se aquela metodologia irá atingir de forma melhor e mais eficaz os objetivos desejados, respeitando as restrições e limites de cada pessoa.

Na Mobi Dick, você pode fazer treinamento funcional e contar com profissionais capacitados, que irão te ajudar a alcançar os seus objetivos. Entre em contato e agende uma aula experimental.