Crossfit e Treinamento Funcional têm os mesmos exercícios?

O crossfit utiliza muitos exercícios e acessórios do treinamento funcional. Sendo assim, fica muito difícil dizer qual dos dois surgiu antes.

A modalidade conhecida como crossfit surgiu no início dos anos 2000, a partir de outras atividades, como o Power Lifting (levantamento competitivo de peso no supino reto, levantamento terra e agachamento) e os treinos de alta intensidade. Ou seja, o crossfit “empresta” grande parte de sua base de modalidades específicas já existentes.

+ Crossfit ou Treinamento Funcional: qual é melhor? 
+ Qual a diferença entre crossfit e treinamento funcional?
+ Treinamento funcional: como funciona?

Já o treinamento funcional, deriva, em sua essência, das atividades funcionais das pessoas(por isso, recebe esse nome). Assim, as atividades e trabalhos realizados são específicos para os movimentos que serão utilizados no dia a dia ou na prática de esportes. 

Devido a esses fatores, o treinamento funcional tem uma característica mais abrangente e natural ao ser humano e definir exatamente o que ele é torna-se difícil – uma vez que qualquer treino de movimento feito pelo corpo humano é considerado treinamento funcional.

Crossfit-treinamento-funcional

O que ocorre hoje em dia é que, com a comercialização de serviços, o treinamento funcional e o crossfit foram rotulados como modalidades similares.

O treinamento funcional já existia muito antes de ter esse nome. Um exemplo é o kettlebell, que foi utilizado como forma rudimentar de treinamento funcional há séculos atrás.

Os kettlebells surgiram aproximadamente no ano de 1700, na Rússia, com fazendeiros que usavam bolas de canhão com alças para fazer a pesagem de grãos. Com o tempo, no entanto, esses trabalhadores começaram a ficar mais fortes por levantarem continuamente esses pesos e não demoraram para perceber que essa atividade era útil para exibir seus atributos físicos em feiras.

Assim, os kettlebells se espalharam pela Europa e passaram a ser utilizados em competições e treinamentos. No século XX, esses pesos foram utilizados até mesmo no treino do exército russo. Desde então, esse equipamento se tornou um dos mais conhecidos na prática do crossfit e treinamento funcional.

Naturalmente, o treinamento funcional evoluiu muito desde a sua origem. Hoje é possível trabalhar com uma metodologia muito sólida e moderna. Entre em contato com a Mobi Dick, obtenha mais informações sobre essa modalidade e agende já uma aula experimental!