MEXA-SE MAMÃE!

 

Mas deve-se observar a necessidade de manter a segurança e a eficiência neste momento especial, realizando ajustes ao longo do período gestacional, a partir da liberação do obstetra para pratica de atividade física, que em geral é feita no fim do terceiro mês de gestação.

Dentre as mudanças corporais, durante a gravidez, destacam-se a compressão do diafragma, dificultando a respiração pelo aumento do volume uterino, ocorre o aumento da freqüência cardíaca que não podendo ultrapassar 140 bpm(batimentos por minuto), com atenção especial para gravidez de risco (hipertensas, diabéticas, placenta prévia, etc...).

Há uma maior sensação de cansaço devido ao aumento de consumo de oxigênio pelo bebê e a pressão sofrida pelo diafragma, os tendões e ligamentos ficam afrouxados, aumentando o risco de lesões por torções. O centro de gravidade fica alterado com o crescimento do perímetro abdominal, o que favorece o aumento da pressão na região inferior da coluna, fraqueza dos músculos abdominais e desequilíbrios posturais.

Por estes motivos é importante que a grávida não faça exercícios sem antes receber orientações de um profissional (Fisioterapeuta ou Educador Físico). Um programa de treinamento será elaborado por ele visando orientar uma melhor consciência corporal, melhorar equilíbrio e a coordenação, podendo reduzir flacidez, dores lombares e auxiliando quanto ao controle de peso corporal ao longo da gestação.

É importante que as gestantes façam lanches saudáveis e leves pelo menos uma hora antes de praticar exercícios, evitando assim o desconforto abdominal. A ingestão de liquido deve ser feita antes, durante e depois dos exercícios - mesmo que você não esteja com sede, pois o seu déficit torna o corpo lento em relação às reações, fadigando facilmente.

A pratica de atividade física deve ser realizada 2 a 3 vezes por semana, com duração máxima de 90 minutos. As opções mais procuradas pelas gestantes são: hidrogestante, pilates para gestante, Yoga para gestantes, caminhada, etc.

Faça sua escolha e siga a orientação de um profissional qualificado.

Haryadna Pereira – 99061535 – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Profissional de Educação Física e Fisioterapia